TONDELARegião de bem-estar

Situado na Zona central do país, o Concelho de Tondela, distrito de Viseu, unidade territorial Dão/Lafões, na sua extensão apresenta uma grande variedade de paisagens, desde montanhas, vales e rios.

A cidade de Tondela é a sede do concelho e dista cerca de 20 km da capital de distrito. Confronta a norte com o concelho de Vouzela, a nordeste com o de Viseu, a sudeste com o concelho de Carregal do Sal, a sul com o concelho de Santa Comba Dão, a sudoeste com o concelho de Mortágua, a oeste com concelho de Águeda e a noroeste com o concelho de Oliveira de Frades.

Esta região possui boas vias de acesso, como por exemplo, a A24 ( entre Viseu e Vila Real), o IP3 e o IP5/A25, que a ligam a grandes centros económicos e populacionais. Constata-se ainda a necessária e urgente intervenção na estrada entre Viseu e Coimbra, face ao tráfego elevado que diariamente circula no IP3.
O concelho abrange uma área de 373.25 Km2. Subdivide-se geograficamente em 19 freguesias, fruto da reorganização administrativa realizada em 2013.
As terras do concelho de Tondela apresentam paisagens surpreendentes que se oferecem a quem as visita como refúgios de beleza natural: desde a Serra do Caramulo, com o seu clima rigoroso, às amenas águas termais de Sangemil; desde o fértil Vale de
 Besteiros (aliás, um planalto), a imensos espaços de floresta; desde os rios e praias fluviais a interessantes 
aglomerados de casas em granito.

São
 terras  com saberes e
 tradições outrora ligados à pastorícia e aos 
trabalhos agrícolas e com um passado que deixou um 
vastíssimo conjunto de monumentos de
 inquestionável valor. 
Além da paisagem, o seu famoso vinho do Dão, a gastronomia excelente, o ar puro, as atracções culturais e festivas fazem do concelho de Tondela um caso exemplar de potencialidades que merecem ser conhecidas e constantemente valorizadas.

Importa também referir que o concelho de Tondela está integrado na Comunidade Intermunicipal Viseu / Dão Lafões, que representa 14 municípios e que identifica, entre outros, nos seus valores de referencia: “Inovação e Criatividade, Cooperação e Confiança” . Esta comunidade é um parceiro fundamental, pelas dinâmicas que pode imprimir no seu território de intervenção, assentes numa visão supramunicipal que potenciará toda a região.