PROJETOEm Tondela contamos contigo!

Num tempo onde as características do território são diferenciadoras, é urgente encontrar uma nova forma de dinamizar os espaços, criando novas dinâmicas ou renovando antigas, baseada numa metodologia (plataforma) de trabalho colaborativo.

Esta plataforma, representativa do território, incluirá os seus principais atores (indivíduos, empresas, escolas, associações, organismos públicos, universidades e centros de investigação).

Funcionará como o principal apoio ao grupo de trabalho a constituir no território e, ao ser constituída pelos agentes locais e regionais, tornar-se-á a nossa maior riqueza, pela partilha de recursos que permitirá. A forma passa por criar um grupo de trabalho que trabalhe sobre as potencialidades do território nas suas mais diversas valências e, através delas, ou de outras que identifique e justifique, proponha ideias potencialmente geradoras de riqueza e emprego.

Pretende-se dar a oportunidade a um grupo multidisciplinar de jovens preferencialmente com ligações aos centros de conhecimento, recém-licenciados e desempregados capazes de, a partir das potencialidades identificadas, propor iniciativas inovadoras, dinâmicas, estruturadas e sustentáveis.

Atendendo às especificidades do concelho, espera-se que este grupo apresente projetos viáveis do ponto de vista empresarial, tendo sempre em conta a valorização dos recursos naturais, culturais, sociais e empresariais, inovando, empreendendo e criando oportunidades de emprego.

A intervenção será vocacionada para projetos que envolvam agentes públicos ou privados, procurando envolver todos na revitalização do meio. Não se pretendem aqui falsos unanimismos, antes que a comunidade seja um recurso com múltiplos atores e  saberes a envolver em função de cada projeto específico. Este desafio permite gerar valor para o território e também oportunidades de emprego e valorização pessoal para estes jovens empreendedores.

O principal desafio deste projeto é ir consolidando, ao longo do processo, uma visão abrangente  do território, partilhada por todos os seus agentes (públicos, privados, coletivos e individuais). A partir da identificação das oportunidades e ameaças do território, é necessário desenvolver a nossa capacidade para nos mobilizamos para desenhar o nosso próprio futuro, dependendo menos dos outros, dos factores externos, e mais da nossa capacidade de o construir.