Processo de Seleção de Candidaturas ao
Desenvolvimento de Projetos

Normas de Apresentação de Candidaturas ao Desenvolvimento de Projetos

1. Apresentação de candidatura
2. Os critérios de seleção de projetos
3. A organização do processo de seleção de candidaturas
4. Notas Finais

 

1. Apresentação de candidatura

a. A candidatura é feita exclusivamente na página do projeto na internet em, www.tondelamais10.pt, em formulário especifico, cujo preenchimento integral é obrigatório.
b. São documentos complementares obrigatórios:
i. Cópia de cartão de cidadão ou bilhete de identidade;
ii. Cópia do número de identificação fiscal;
iii. Cópia de número da segurança social;
iv. Comprovativo de inscrição no Instituto de Emprego e Formação profissional;
v. Cópia de certificado de habilitações.
Estes documentos são carregados como anexos na página onde se procede à candidatura.
c. Documentos complementares à candidatura:
i. O candidato pode proceder à entrega de quaisquer documentos que considere relevantes para a fundamentação e sustentabilidade do seu projeto.
d. Condições de acesso:
i. Desempregados inscritos nos serviços de emprego e que se encontrem numa das seguintes situações: Jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inclusive, e com uma qualificação de nível 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)
ii. Consulta de condições em: http://www.iefp.pt/documents/10181/190727/Ficha+Sintese+-+Estagios+Emprego++-+2014-07-30+%284vfportal%29.pdf/191788a0-c275-4592-a07e-501a5c9df765


e. O prazo de admissão das candidaturas decorre entre 26 de novembro e 31 de dezembro de 2014.

2. Os critérios de seleção de projetos:

a. A seleção de candidaturas no âmbito do Projeto Tondela+10 ponderará a qualidade das ideias e projetos propostos.
Entende-se por qualidade a conjugação da ideia, com a perspectiva de viabilidade económica, responsabilidade social, ligação ao território e a articulação com as áreas temáticas definidas pelo projeto Tondela+10.
A adequação do perfil do candidato ao plano que se propõe desenvolver será também objeto de apreciação. Será dada relevância às características individuais, cujo contributo se mostre particularmente significativo para a concretização do projeto a desenvolver no âmbito do Tondela+10.
b. A seleção de candidaturas no âmbito do Projeto Tondela+10 ponderará o mérito e a sua viabilidade, mas também os seus efeitos “amplificadores” na dinamização da economia regional, nomeadamente:
i. Mérito empresarial absoluto. Capacidade de criar riqueza e empregos, afirmando-se em mercados internos e/ou externos, de dimensão significativa (que contenham, por si só, um grande potencial de desenvolvimento);
ii. Reforço da competitividade de outras catividades económicas da região. Capacidade de criar relações ou factores de complementaridade com iniciativas empresariais e/ou atividades económicas existentes (que se possam traduzir num acréscimo de competitividade para outros projetos ou atividades económicas da região através de relações de complementaridade que com eles estabeleçam);
Palavras chave: complementaridade/oportunidades entre empresas existentes; reforço do ecossistema empresarial; diferenciação.
iii. Efeito multiplicador na economia regional. Capacidade de induzir o aparecimento de outros projetos/investimentos semelhantes (indutores de outras iniciativas de investimento semelhantes e com condições de viabilidade).
Palavras chave: inovação; multiplicação.
iv. Alargamento ou expansão da base de competitividade económica da região. Capacidade de aperfeiçoar os processos de valorização de recursos territoriais, de subir na escala de produção de valor de produtos regionais ou ainda de mobilizar para o desenvolvimento económico e social alguns recursos que não estejam (ainda) a ser valorizados (que permitam alargar ou expandir a base de competitividade económica da região através da mobilização de recursos materiais ou imateriais regionais que estejam insuficientemente valorizados).
Palavras chave: valor acrescentado; competitividade; recursos endógenos; potencial.
c. A seleção de candidaturas no âmbito do Projeto Tondela+10 ponderará critérios de valorização do perfil do candidato:
i. As habilitações, competências e motivações que se revelem particularmente pertinentes e adequadas para o Projeto Tondela+10;
ii. A experiência e entusiasmo na participação em projetos de valorização de recursos endógenos;
iii. O domínio de competências técnicas e profissionais consideradas muito relevantes;
Exemplo. Experiência e entusiasmo na participação em projetos de valorização de recursos endógenos, domínio de competências técnicas ou profissionais consideradas muito relevantes para o desenvolvimento global do Projeto Tondela+10.

3. A organização do processo de seleção de candidaturas.

O processo de avaliação de candidaturas envolve um leque alargado de parceiros institucionais do Projeto Tondela+10 o que permitirá uma análise multidisciplinar, caraterística diferenciadora e valorizadora deste processo.
Para este efeito serão constituídos 2 momentos de avaliação dos projetos apresentados:
Momento 1: Análise das candidaturas elegíveis por parte de um Júri Alargado constituído por 12 ou 15 pessoas, organizadas em 4 ou 5 equipas de 3 elementos, tendo cada uma delas uma pessoa ligada ao universo empresarial, uma pessoa ligada à ciência e investigação e uma pessoa ligada ao “território”.
Momento 2: As candidaturas pré-selecionadas no momento anterior serão avaliadas por um Júri Restrito constituído por entidades parceiras representativas dos diferentes universos que o constituem (máximo de 9 elementos). Para esta fase os candidatos serão convidados a fazer uma apresentação presencial do seu projeto.

4. Notas finais

a. Os dados recebidos, assim como todo o tratamento da informação, serão mantidos em regime de estrita confidencialidade, garantindo-se a sua não utilização para outros fins.
b. Ao submeter a sua candidatura os candidatos declaram conhecer o presente conjunto de normas, e reconhecem ao promotor do presente projeto, a capacidade de resolver todos os casos omissos do presente documento.